Encontrei um texto no site da escola americana de cardiologia que expressa bem meu ponto de vista sobre a entrega de exames. Como disse no post passado, existem exames que devem ser entregues primeiramente ao médico e outros que podem se entregues ao paciente.
Os pacientes deveriam ter acesso direto aos resultados de laboratório?
Autora: Mônica Samuel Avila
Nos Estados Unidos, os exames realizados eletivamente são entregues para o paciente com um atraso de alguns dias (3 a 7 dias) para permitir que os seus médicos revisem os resultados. Em setembro de 2011, o Departamento de serviços de saúde americano (Department of Health Human Services), juntamente com outros órgãos regulatórios da saúde (Centers of Medcare, Centers of Disease Control and Prevention e Office for Civil Rights), propuseram uma nova regra para o acesso dos pacientes aos exames diretamente do laboratório.
O objetivo da proposta é reduzir o trabalho do médico, diminuir o numero de pacientes que não recebem a notificação de exames prontos e reduzir o risco de perda de seguimento. Apesar de a regra ser considerada um passo importante para melhorar a segurança do seguimento após os resultados, existe uma falta de consenso na literatura sobre qual a melhor maneira de se notificar um paciente sobre um exame anormal.
Existem estudos que apontam que os pacientes demonstram interesse em estar envolvidos na decisão médica e desejam acesso a informações em relação à sua saúde o mais rápido possível. O acesso direto aos resultados encoraja os pacientes a participarem ativamente do acompanhamento com seu médico, a se informarem mais sobre os exames, e a formarem uma maior parceria com seus médicos para atingir um melhor resultado.
A proposta não inclui exames como anti-HIV, anátomo - patológico anormal e testes genéticos, para que os médicos tenham a oportunidade de receber os resultados antes e dar a notícia para seu paciente pessoalmente. A preocupação dos médicos é que esse acesso aos resultados sem uma explicação médica leve a ansiedade e confusão desnecessárias, especialmente quando os resultados são difíceis de interpretar.
Além disso, muitos pacientes tentariam entrar em contato com seu médicos antes da consulta para solicitar esclarecimentos dos resultados anormais. A proposta será implantada em 39 estados dos EUA e as potencias conseqüências e benefícios dessa regra deverão ser rigorosamente avaliados.
Fonte:http://cientifico.cardiol.br/cardiosource2/noticias/int_noticia47.asp
domingo, 18 de maio de 2014
sábado, 10 de maio de 2014
O paciente deve ou não ter acesso ao resultado do exame?
O paciente deve ou não ter acesso ao resultado do exame? Pelo estatuto dos direitos do paciente a resposta é sim. Porém, essa pergunta está muito acima dessas leis. Imagine uma pessoa não tem nenhum conhecimento médico e vai abrir um envelope de laboratório para tentar interpretar um exame. Com certeza essa pessoa vai tirar conclusões precipitadas, que podem lhe causar algum tipo de abalo psicológico.
Na minha opinião exames eletivos podem ser entregues em primeira pessoa. Já, exames com resultados emergenciais devem ser entregues primeiramente para o médico, pois este é o capacitado nas interpretações dos resultados e sabe como explicar ao paciente.
Na minha opinião exames eletivos podem ser entregues em primeira pessoa. Já, exames com resultados emergenciais devem ser entregues primeiramente para o médico, pois este é o capacitado nas interpretações dos resultados e sabe como explicar ao paciente.
Assinar:
Postagens (Atom)