O paciente deve ou não ter acesso ao resultado do exame? Pelo estatuto dos direitos do paciente a resposta é sim. Porém, essa pergunta está muito acima dessas leis. Imagine uma pessoa não tem nenhum conhecimento médico e vai abrir um envelope de laboratório para tentar interpretar um exame. Com certeza essa pessoa vai tirar conclusões precipitadas, que podem lhe causar algum tipo de abalo psicológico.
Na minha opinião exames eletivos podem ser entregues em primeira pessoa. Já, exames com resultados emergenciais devem ser entregues primeiramente para o médico, pois este é o capacitado nas interpretações dos resultados e sabe como explicar ao paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário