Encontrei um texto no site da escola americana de cardiologia que expressa bem meu ponto de vista sobre a entrega de exames. Como disse no post passado, existem exames que devem ser entregues primeiramente ao médico e outros que podem se entregues ao paciente.
Os pacientes deveriam ter acesso direto aos resultados de laboratório?
Autora: Mônica Samuel Avila
Nos Estados Unidos, os exames realizados eletivamente são entregues para o paciente com um atraso de alguns dias (3 a 7 dias) para permitir que os seus médicos revisem os resultados. Em setembro de 2011, o Departamento de serviços de saúde americano (Department of Health Human Services), juntamente com outros órgãos regulatórios da saúde (Centers of Medcare, Centers of Disease Control and Prevention e Office for Civil Rights), propuseram uma nova regra para o acesso dos pacientes aos exames diretamente do laboratório.
O objetivo da proposta é reduzir o trabalho do médico, diminuir o numero de pacientes que não recebem a notificação de exames prontos e reduzir o risco de perda de seguimento. Apesar de a regra ser considerada um passo importante para melhorar a segurança do seguimento após os resultados, existe uma falta de consenso na literatura sobre qual a melhor maneira de se notificar um paciente sobre um exame anormal.
Existem estudos que apontam que os pacientes demonstram interesse em estar envolvidos na decisão médica e desejam acesso a informações em relação à sua saúde o mais rápido possível. O acesso direto aos resultados encoraja os pacientes a participarem ativamente do acompanhamento com seu médico, a se informarem mais sobre os exames, e a formarem uma maior parceria com seus médicos para atingir um melhor resultado.
A proposta não inclui exames como anti-HIV, anátomo - patológico anormal e testes genéticos, para que os médicos tenham a oportunidade de receber os resultados antes e dar a notícia para seu paciente pessoalmente. A preocupação dos médicos é que esse acesso aos resultados sem uma explicação médica leve a ansiedade e confusão desnecessárias, especialmente quando os resultados são difíceis de interpretar.
Além disso, muitos pacientes tentariam entrar em contato com seu médicos antes da consulta para solicitar esclarecimentos dos resultados anormais. A proposta será implantada em 39 estados dos EUA e as potencias conseqüências e benefícios dessa regra deverão ser rigorosamente avaliados.
Fonte:http://cientifico.cardiol.br/cardiosource2/noticias/int_noticia47.asp
Concordo com você de que alguns exames não deveriam ser entregues diretamente ao paciente sem antes passar por uma avaliação médica. Mas acho isso pouco viável na prática. Muitos pacientes, principalmente os que moram em cidades do interior, fazem seus exames em cidades diferentes de onde recebem atendimento médico. Mesmo que houvesse o comprometimento do laboratório de enviar os exames para o local onde o médico atua, acho que haveria atrasos que poderiam comprometer o tratamento.
ResponderExcluirEm um país com a dimensão territorial que o nosso possui, agregado a desorganização do sistema de saúde, torna essa ideia dos exames serem entregues aos médicos antes do paciente, inviável em grande parte dos casos. Além de muitos pacientes morarem em locais diferentes de onde fizeram os exames, como a Gabriele citou, existe o problema de médicos que acompanham uma quantidade absurda de pacientes, o que impede que ele acompanhe os exames de forma assídua, sem antes recolher o histórico do paciente, pessoalmente. Aliado a essas complicações, eu realmente acredito que, embora possa surgir uma ansiedade do paciente ao receber o exame primeiro, ele já pode ir se preparando para o que estar por vir, seja se informando com outros profissionais de saúde, seja se informando por meio de livros, internet etc.
ResponderExcluirMe colocando como paciente, acredito que seja um direito meu saber os resultados dos exames que relatam sobre a minha saúde. A ideia de que, em primeiro lugar, o médico tem que interpretar os exames para explicar a situação e evitar que o paciente sofra com ansiedade ou passe por algum tipo de estresse é uma medida protetora desnecessária. Até porque essa primeira avaliação do médico geraria um atraso na entrega dos resultados e, em alguns casos, esse atraso poderia causar uma ansiedade equivalente ou maior ao paciente.
ResponderExcluirNão creio que o fato de o paciente receber o exame depois de ele passar por uma prévia avaliação pelo médico seja errado ou fira o seu direito de saber o resultado do exame, afinal, de qualquer forma ele saberá o resultado do exame, seja pelos papeis que nada dizem, ou pelo médico que o explicará melhor. Não é pouca a quantidade de pessoas, que ao ver um exame alterado corre para o Dr, Google afim de procurar um diagnóstico e um prognóstico para o seu mal, e como muitas vezes são pessoas totalmente leigas que opinam no mundo virtual, esses diagnósticos e prognósticos são o mais drásticos e sombrios o possível. Concordo sim, com a questão da logística, realmente, hoje, no estado em que se encontra nosso Sistema de Saúde, é impossível todos os resultados de exames passarem primeiro por um médico.
ResponderExcluirO comentario que me surgiu ao ler essa postagem foi bastante semelhante ao que o Lucas Alexandre expos. Muitas vezes o leigo em posse dos resultados dos exames que fizera, se depara com uma possivel anormalidade ao ver que os numeros estao fora do padrao de normalidade exposto nos resultados. O paciente, já em desespero procura inicialmente os sites de busca rapida para ver qual o seu possivel problema, e os prognosticos a ele apresentados sao os piores possiveis. E isso realmente torna toda essa questão de disponibilizar os resultados ao cliente um assunto um tanto delicado. Ja que é inviavel um parecer medico dos exames antes de chegar as maos do cliente, temos antes de mais nada ver quais as outras opções que nos resta a fim de resolver esse problema.
ExcluirConcordo plenamente com o comentário do Lucas. Hoje, ao pesquisar qualquer doença na internet aparecem inúmeras páginas de fóruns com pessoas aflitas procurando saber o que significa aquela doença que está escrita no exame e, muitas vezes, essas pessoas tomam decisões acerca de sua saúde antes de mesmo de ir ao médico, por exemplo, em caso de doenças mais simples, com a automedicação. Por isso, certamente seria mais interessante que houvesse a avaliação prévia do médico acerca do resultado do exame, entretanto, como tido anteriormente, isso é algo difícil de se alcançar...
ResponderExcluirConcordo que o resultado de alguns exames devem ir diretamente ao medico. Primeiro, para evitar que pessoas com pouco ou até nenhum conhecimento sobre a possivel patologia possam "buscar o próprio diagnostico" no Dr Google. Este fato, tão comum nos dias de hoje, leva muitos paciente a conclusões precipitadas que geram desde um pequeno estresse ate abalos psicologicos de grandes proporções. Segundo, acredito que estando o médico com o resultado, o paciente será forçado a fazer o retorno à consulta medica. Muitos pessoas, ao verem os resultados de seus exames e se julgarem saudáveis por estarem numa faixa de normalidade do exame bioquímico, não dão o retorno ao médico, o que dificulta o trabalho deste e pode gerar consequencias negativas para a saúde do proprio paciente.
ResponderExcluirAcredito que deve ser avaliado essas questões posta no texto logo que a realidade dos EUA é diferente da nossa. Porém, o paciente deve ter acesso sim aos exames, isso é democrático e é direito do paciente ter acesso ao seu prontuário. Qualquer dúvidas (e haverá muitas) perguntar ao seu médico e participar de seu tratamento. Enfim, ele tem o direito de escolhas, tem suas preocupações, medos e uma história de vida que deve ser respeitado.
ResponderExcluir